Esse blog nasceu da idéia de facilitar a vida do Universitário (ou não) que sai de casa e vai morar numa república.
Dicas, idéias, "causos", e tudo o que puder facilitar essa fase tão especial de nossas vidas!
BEM VINDO!
Afinal... Onde cabe um, cabem todos!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

1ª Postagem do blog!

A vida na república não é fácil... dividir a casa, o espaço, a intimidade, com pessoas que você nunca viu na sua vida! Pessoas que foram criadas de maneira diferente da sua, em uma cidade diferente, com costumes diferentes...
Se já difícil conviver com seu irmão pentelho, que você conhece desde que nasceu, imagine com um estranho.
Mas, apesar de tudo conspirar para dar errado, normalmente dá certo!!
Acho até que por isso mesmo é que dá certo! Porque todos têm que se esforçar pra que funcione!
Por exemplo, se você é bagunceiro, tem que começar a se organizar, se é sistemático tem que aprender a se controlar pra não matar seu colega de quarto que parece um furacão por onde passa.
E no final todo mundo se entende...
Lógico que nem tudo são flores, muita gente troca de quarto, de casa, procurando o melhor lugar para morar.



Então, uma dica pra você que vai começar essa vida de universitário agora é que quando for procurar uma casa para morar veja o perfil dos moradores, e da casa. Se você gosta de festa tem que pensar o que é melhor, uma republica festeira, onde tem cervejada 5 dias por semana, ou uma republica sossegada onde no máximo rola umas garrafas de skol num domingo a tarde... Ai você pensa "lógico que a republica festeira!" tá, mas e ai onde ficam os estudos? Se você já tem uma tendência pra festas não seria melhor uma republica mais sossegada, pra que você se concentre em estudar durante a semana e vá pras festas nas outras casas?

Se você é preguiçoso e dispõe de uma graninha a mais, more numa casa que tem empregada, você não vai aprender a cozinhar, nem a se virar sozinho, e muito menos como organizar uma casa, mas vai ter muito menos trabalho durante o período acadêmico.

Conheço republicas com empregada, sem empregada, com pouca gente, com muita, de irmãos, de desconhecidos, festeiras, sossegadas e no final o que faz ela dar certo é você, são todos que moram na casa, que buscam um equilíbrio na convivência, uma maneira de fazer dar certo, e olha, na maioria das vezes dá! E você ainda faz amigos que leva pra toda vida!

3 comentários:

  1. Ah que isso Anderson! Morar em republica pode ser muito divertido! Vai ver você não achou a casa certa!

    ResponderExcluir
  2. Velho sem condição morar em republica, todas as pias do ap, estao entupidas, nao sei que esse pessoal fazem...

    ResponderExcluir