Esse blog nasceu da idéia de facilitar a vida do Universitário (ou não) que sai de casa e vai morar numa república.
Dicas, idéias, "causos", e tudo o que puder facilitar essa fase tão especial de nossas vidas!
BEM VINDO!
Afinal... Onde cabe um, cabem todos!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Hora de fazer comida!

Eu adoro cozinhar, acho muito prazeiroso a mistura de cores, sabores, cheiros, que vai se formando na cozinha enquanto eu preparo uma refeição.
Mas... nem todo mundo adora cozinhar, e na verdade a maioria não gosta porque não sabe ou porque acha que é muito difícil, mas nem é... cozinhar é mais fácil do que parece!


Vamos começar pelo básico....

MIOJO!



Esse eu nem preciso ensinar né, todo mundo já leu as instruções na embalagem e sabe como preparar um clássico miojinho, mas não é só isso! O miojo na verdade é um coringa na cozinha de um universitário, e eu não falo só da combinação miojo + hamburguer/steak.



Eu teria que fazer uns 20 posts só para falar de miojo e ainda iria faltar muita coisa, mas vou dar umas dicas de coisas que eu faço.
Eu costumo usar o miojo como macarrão convencional, eu cozinho do jeito sugerido, nunca medi a agua, e escorro, e com esse macarrão, faço as minhas peripécias! =D. Na verdade até vende pacote de miojo de meio quilo, mas eu fico com dó de comprar porque custa mais que o dobro do macarrão normal (apesar de ser mais barato do que eu comprar um monte de miojo... vai entender! rs).


  • Miojo com molho de tomate e atum:

1 pacote de miojo (cozido e escorrido)
uma colher de atum (eu coloco mais, porque adoro atum!)
três colheres de molho pronto
sal

Use o próprio óleo da lata do atum, cerca de uma colher, para fritar um pouco o atum, coloque o molho de tomate e mexa até incorporar bem, prove o sabor, e vá adicionando sal aos poucos, sempre provando para não salgar demais! Se você achar que o molho tá muito grosso, coloque um pouco de aguá, muito pouco, cerca de uma ou duas colheres, misture bem. Quando estiver bem quente (vai começar a ferver), você apaga o fogo, coloca o miojo dentro da panela, mistura bem, e pronto! =D.
Dica: Você pode adicionar uma pimentinha, pra ficar ainda melhor! Mas cuidado! Tem pimentas muito fortes!


  • Miojo com hamburguer e requeijão

1 pacote de miojo (cozido e escorrido)
1 hamburger
1 colher de óleo
uma colher (ou duas) de requeijão
sal

Pique o hamburger, ainda cru, em quadradinhos, numa panela coloque o óleo, e frite o hamburgues picado, mexendo sempre para não grudar, não se preocupe que ele fica feinho mesmo. Quando o hamburger estiver frito, adicione o requeijão, misture bem, salgue (como do jeito anterior). Misture o miojo, apague o fogo e pronto!
Dica: Você pode adicionar uma pimentinha, pra ficar ainda melhor!

  • Miojo alho e óleo com ovo

1 pacote de miojo (cozido e escorrido)
1 dente de alho (ou dois)
duas colheres de óleo
1 ovo
sal

Pique o alho, em pedaços bem pequenos, coloque uma panela no fogo e coloque o óleo e o alho e mexa, quando o alho começar a fritar coloque o ovo e mexa bem, quando o ovo estiver bem frito, coloque o miojo, misture bem, apague o fogo e sirva-se!
Dica: Você pode adicionar uma pimentinha, pra ficar ainda melhor!

Você pode colocar outros temperos, óregano, curry, pimenta! *__* Já deu pra perceber que eu adoro pimenta neh!



Enfim... o miojo serve para todas as horas ele é rápido, simples, e relativamente barato! Você pode fazer ele no almoço, na janta, de madrugada! Você pode inovar sempre, colocar carnes, legumes, molhos, até salsicha, mas é claro, tudo isso quando você quiser fazer uma coisa diferente, inovar, dar uma de quem sabe cozinhar! Nada mais pratico do que o pózinho colocado na água! Ahh, ontem eu comprei um miojo diferente, ele vem com pedaços de legumes (é da maggi), ainda não provei, mas parece ser bom!


Acho que esse post já ficou bem grande, e olha que só falei de miojo! Depois posto umas receitinhas melhores!

Ahh, achei um post muito interessante em um blog que conta a história do miojo, cliquem ae!

Um comentário:

  1. Com certeza. O miojo salva sempre a parcela intelectual do país.

    ResponderExcluir