Esse blog nasceu da idéia de facilitar a vida do Universitário (ou não) que sai de casa e vai morar numa república.
Dicas, idéias, "causos", e tudo o que puder facilitar essa fase tão especial de nossas vidas!
BEM VINDO!
Afinal... Onde cabe um, cabem todos!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Hora de lavar a louça!!

Não conheço uma pessoa que goste de lavar louça em sua própria casa! Em república é pior ainda, porque a louça nunca é só sua! Então independente do modo como as coisas são divididas ai na sua casa aqui vão umas dicas pra facilitar o serviço.

Preparando a pia...
Tire os restos de comida dos pratos, das panelas, e separe as louças, pratos, copos, talheres, você vai ver que depois que a pia fica organizada até parece que tem menos louça.
De preferência guarde a louça que já está lavada, pra liberar o espaço do escorredor.



Depois de tudo separadinho, e do espaço liberado começa a lavação!

Comece com os copos, eles têm menos gordura, e vá seguindo essa lógica, primeiro os copos, talheres, pratos, vasilhames e potes, e por ultimo as panelas. (se o macarrão do almoço grudou e o trem tá difícil de sair, deixe de molho na agua por uns minutos, ou algumas horas, dependendo da encrenca que você fez na panela!)
Depois de lavar os copos, tire o sabão deles e lave a esponja, mesma coisa depois de cada bloco de louça, ou quando sentir que a esponja está ficando engordurada.
Ahh se a panela for antiaderente POR FAVOR não use bombril!!! Acabaram com a aderencia das minhas panelas aqui em casa usando esponja errada, tem uma esponja azul que é própria para esse tipo de panela. E não vem falando que é frescura não, já fez um ovo frito numa frigideira antiaderente? E hamburguer? Vale o investimento! Mas não vale usar colher de metal pra mexer, senão nem adianta nada!



Mas, voltando a louça...

Use detergente bom! Nada de comprar aquele vagabundinho só porque custa R$ 0,50, no final você vai ter que usar mais que o dobro pra fazer o mesmo efeito, mas vá testando, vai que você acha um baratinho que é bom! Mas ai não esquece de me avisar!

Esponja é cheia de bactérias, lave bem depois que lavar a louça e de preferência coloque num lugar seco, vale até potinho de margarina, (o ideial mesmo, era mergulhar ela numa solução de agua sanitária todas as noites, mas... ai já é pedir demais neh?) e não use a mesma esponja que lava louça pra lavar a pia, conforme a esponja vai ficando velha separe ela pra limpeza e deixe a nova pra lavar louça!

Outra coisa! Torneira fechada! Só abra para tirar o sabão da louça!
15 minutos de torneira aberta = 240 litros de água!!!
(mesmo que na sua casa você pague taxa fixa de agua, onde está a consciência ecológica???)

Nenhum comentário:

Postar um comentário